Os maiores terrositas da história
Abimael Guzmán Reynoso
Possuía vários codinomes, mas seu nome de batismo é Abimael Guzmá Reynoso, ele era líder e mentor do Sendero Luminosos (facção clandestina que teve origem no PCP - Partido Comunista Peruano, no final dos anos 60). Seu partido era inspirado na Revolução Chinesa.
O Guerrilheiro arquitetou vários assassinatos entre eles de prefeitos, delegados, empresários, agricultores e políticos de regiões dos Andes, da Amazônia e da zona costeira do Peru, incluindo Lima.
Ações Cometidas Mortos
1983 ataque a um povoado indígena. 69 mortos, sendo 20 crianças.
1989 assassinato da ecologista e jornalista Bárbara D’Achille que foi morta a pedradas. 1 morta.
1992 assassinato da líder comunitária Maria Elena Moyano. 1 morta.
1992 explosão do prédio do INSS. 23 mortos.
Total de vitimas deste terrorista foi de 32 mil pessoas. Atualmente Guzmán encontra-se preso.
********************************************************************
Abu Nidal
Sabri al-Banna, nasceu em 1937, na cidade de Jaffa. Com 8 anos de idade ficou órfão de pai. Quando estourou a primeira guerra entre israelenses e palestinos, foi obrigado a se refugiar com a mãe na Faixa de Gaza. Na década de 50, transferiram-se para Nablus, na Cisjordânia. Em 1967, Sabri engrossou as fileiras da Fatah, um grupo terrorista ainda embrionário que mais tarde seria a facção mais poderosa da Organização para a Libertação da Palestina. Foi por grande tempo nacionalista, lutava pela formação do Estado Palestino, porém após certos conflitos, os líderes palestinos partiram para a negociação, tal decisão deixou Nidal muito desiludido com a causa palestina.
A partir daí Nidal se tornou um guerrilheiro sem causa, matando por dinheiro. Em sua vida de matança, trabalhou para Síria, Iraque e Líbia.
Ainda no início quando lutava pela causa palestina Nidal pertencia a OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Nidal tentou assassinar o líder d OLP, Yasser Arafat.
Nidal foi condenado à morte sem nem ter passado por julgamento, tal sentença foi estabelecida devido ao assassinato do diplomata jordaniano Naeb Maaytah. Em 2002 foi assassinado no Iraque, chegando ao fim a carreira deste temido terrorista.
******************************************************************
Andreas Baader
O primeiro ataque terrorista público praticado por Andreas e seus companehiros, do grupo terrorista RAF – Facção do Exército Vermelho, foi no dia 2 de abril de 1968 contra uma popular loja alemã de departamentos Kauflaus e Schneider (mas não resultou em nenhum ferido grave).
O objetivo de Andreas e seu grupo terrorista era de criar uma revolução de esquerda e desestabilizar o governo capitalista por meio de atos terroristas. No verão de 1972 Abaader e os principais militantes do RAF, foram presos, e no ano de 1977 foram encontrados mortos Abaader, sua namorada e Jan-Carl Raspe (suspeita de suicídio coletivo, mas a sobrevivente Irmgard Möller acusou o governo de ter assassinado seus companheiros) juntamente com a morte do líder do RAF ocorreu também o fim do grupo terrorista.
***************************************************************
Carlos Chacal
Segundo as histórias que correm pelo o mundo, Chacal (Vladmir Ilich Lênin) seria a encarnação do Diabo. Dizem que começou sua carreira aos 14 anos de idade, no movimento comunista juvenil de Caracas, na Venezuela, onde nasceu. Um ano após seu ingresso no MCJC, ele já estava na KGB (polícia secreta soviética).
Chacal é acusado de planejar o atentado no aeroporto de Lod, em Israel, no mês de maio de 1972 (27 pessoas morreram e 69 ficaram feridas). Matou 11 atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Munique. Ele era o garoto-propaganda do terror.
Ganhou o apelido de Chacal após o crime que cometeu na Rua Toullier, em Paris. No apartamento do guerrilheiro a polícia francesa encontrou um exemplar do romance de Frederick Forsyth intitulado O Dia do Chacal (livro que relatava a vida de um terrorista).
Calcula-se que ele tenha matado cerca de duas mil pessoas. Em 1997 foi pego pelo serviço secreto francês, na cidade de Taiff, na Arábia Saudita. Foi levado dopado e amordaçado para a França, onde acabou condenado à prisão perpétua. Mas continuou com sua pose de Playboy do crime, em 2001 casou-se com a advogada Isabelle Coutant-Peyre.
****************************************************************
Carlos Marighella
O Terrorista Carlos Marighella é uma das grandes incógnitas do período militar, pois era considerado por alguns um terrorista e por outros um herói.
Ele possuia uma incomparável coragem, quando foi pego pela polícia em frente a um cinema no bairro da Tijuca, Rio de janeiro, ele encarou de peito aberto e sem nenhuma arma em mãos, gritando: “Abaixo a ditadura militar fascista! Viva a democracia! Viva o partido comunista!”.
E após sua indagação foi atingido por um tiro, por sorte não morreu.
Marighella se inspirava em Fidel Castro, era fascinado pela revolução que ocorreu em Cuba, quando levantou Fidel como líder da população.
**************************************************************
FARC
A Farc ou Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são organizações político-militares baseadas no comunismo que buscam atingir o governo e sua ação no país. São contrários à atuação norte-americana na Colômbia, a privatização, a expropriação de recursos naturais e grupos paramilitares mantendo-se ilegalmente armados já que são adeptos às ações diretas.
São comandados por Manuel Marulanda Vélez conhecido também por Tirofijo e estão espalhados por todo o território colombiano, ocupam cerca de 40% do território. Criadas em 1964, objetivam resgatar os direitos das classes menos favorecidas, lutam pelos trabalhadores e excluídos da pátria buscando retirar do poderio estatal e governamental pessoas que promovem a corrupção, os vícios do poder e o desvio do dinheiro público bem como o mau uso dos mesmos.
Existem pessoas que acreditam na mudança do país por meio das Farcs e outras que as consideram terroristas que acabam com a vida de inocentes e se financiam por práticas ilegais como drogas, seqüestros e extorsões. Acreditam que as Farcs preparam e treinam criminosos em troca de apoio para que continue sua jornada.
*******************************************************
Gavrilo Princip
Era um jovem de apenas 19 anos, de origem humilde, tuberculoso e com tendência a poeta. Foi protagonista do atentado ao arquiduque Francisco Ferdinando, fato que precedeu a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ter nascido em Oblej, na Bósnia, Princip era de etnia sérvia, assim como seus pais.
Existia uma série de confusões que giravam em torno dele, a principal foi de grande proveito, foi a de seu batizado. Na paróquia onde foi batizado o padre o registrou com data de nascimento de 13 de julho de 1894, enquanto no registro civil foi 13 de junho de 1894.
Essa confusão de datas o beneficiou, livrando-o da pena de morte e condenando-o a prisão perpétua pelo assassinato cometido no dia 28 de junho de 1914, onde Princip matou o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, grávida do quarto filho.
Gavrilo tentou suicídio por duas vezes, mas todas tentativas fracassaram, só veio a falecer no dia 28 de abril de 1918 às 18h30, no hospital penitenciário, a causa de sua morte foi a tuberculose.
**********************************************************
Leila Khaled
A Terrorista Leila Khaled nasceu na atual Haifa, em 1944, tinha 13 irmãos. Em 1948 uma guerra explodiu e a família de Khaled fugiu para a cidade de Tiro, no Líbano.
Sem poder voltar para casa Leila cresceu como forasteira. Com 15 anos de idade, ela decidiu engajar-se na luta armada para concretizar o sonho de sua família (de voltar pra casa).
Na década de 60 Khaled juntou-se ao FPLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina). Sua principal ação foi o seqüestro do vôo 840 da companhia aérea americana TWA, que transportaria o embaixador de Israel (Yitzhak Rabin) que se tornaria o primeiro-ministro de Israel, mas ele não estava presente em tal vôo. Com isso Leila decidiu sobrevoar sua cidade natal, durante o vôo sobre a cidade ela chorou muito, de lá seguiu para Damasco onde libertou os reféns e explodiu o avião (ela era contra a morte de inocentes).
Depois de ter passado 28 dias presa Leila deixou definitivamente as armas, sem deixar a causa, ela ainda é membra da FPLP e participa do Conselho Nacional Palestino, após deixar as armas ela se dedicou a sua autobiografia, casou e teve dois filhos. Atualmente vive na Jordânia.
***************************************************************
Osama Bin Laden
Osama Bin Laden era um menino rico, mas sem objetivos na vida. Filho de Mohammed Bin Laden (consagrado fenômeno da construção civil), Osama se sentia excluído de sua família, aos 10 anos de idade ficou órfão de pai com uma herança de 300 milhões de dólares.
A educação recebida era através de tutores, sempre se mostrou um aluno brilhante. Em 1973 foi para o Líbano fazer segundo grau, lá ele se entregou aos prazeres da carne e do mundo. Após o início da guerra civil libanesa Osama foi obrigado a voltar para a Arábia Saudita, passou a estudar na Universidade King Abdul Aziz, onde cursava engenharia.
Durante esse tempo, Bin Laden resolveu se aprofundar nas aulas de islamismo, Abdullah Azzan (um dos fundadores da organização terrorista Al Qaeda – a base) era um de seus professores. O mesmo convenceu Osama a partir para o Paquistão e conhecer os líderes da resistência muçulmana, quando voltou tentou convencer os familiares a financiar uma mujahidin (guerra santa).
Bin Laden encontrou razão na causa muçulmana para viver. Ele desembolsava fortunas para a compra de armas e para o sustento dos guerrilheiros, ironicamente seu principal financiador eram os Estados Unidos.
Osama manifestou repudio aos estados Unidos, quando se ofereceu para proteger a Arábia Saudita. Em contra partida o rei saudita aceitou a ajuda dos Estados Unidos.
Após certo tempo Bin Laden começou a fazer o recrutamento de pessoas, devido a uma fatwa (pronunciamento legal feito por um religioso) convencendo aos fiéis a aderirem ao treinamento guerrilheiro no Afeganistão.
O principal ataque terrorista de Osama Bin Laden foi realizado no dia 11 de setembro de 2001, a destruição do Word Trade Center. Causando a morte de milhares de pessoas.
****************************************************************
Patty Hearst
A Terrorista Patty Hearst era uma garota mimada, nascida em berço de ouro. Estudiosa, educada, ex-líder de torcida, gostava muito da história da arte, filha exemplar, e sobre tudo, neta do magnata da imprensa americana (William Randolph Hearst).
Sua vida de terrorista se deu após seu seqüestro no dia 4 de fevereiro de 1974. Ela estava em seu apartamento junto com seu namorado (Steven Weed), em Berkeley quando três indivíduos invadiram seu apartamento, e levaram a jovem.
Os criminosos pertenciam ao ESL – Exército Simbionês de Libertação, esse grupo foi à última expressão radical da contracultura americana.
Em troca de Hearst o grupo queria a libertação de dois membros do grupo, presos pela morte do diretor de uma escola. O pedido foi negado pelo governo, daí eles resolveram tirar da família de Hearst milhões de dólares para alimentar os pobres e desempregados da Califórnia.
O pai de Patty atendeu ao pedido dos seqüestradores rapidamente, ele distribuiu dois milhões de dólares em comida estado a fora. Mas os membros da ESL queriam mais de quatro milhões, neste momento cessaram as negociações. Após ser libertada Patty dá uma série de declarações condenado a forma de vida de sua família e defendendo seus seqüestradores.
Os tais seqüestradores, membros do ESL, convidaram Patty para que se juntar a eles e foi o que aconteceu. Nascia então Tânia Hearst (o apelido era uma homenagem a uma das namoradas de Che Guevara).
Alguns médicos alegaram que Patty estava sofrendo da síndrome de Estocolmo, em que as vítimas criam laços afetivos com seus agressores.
A polícia encontrou a sede da ESL, no confronto com os criminosos e desativou a organização. O líder do grupo, Donald Defreeze, se matou com um tiro na cabeça. Ele era o suposto namorado de Patty.
Enquanto isso acontecia Hearst estava em um quarto de hotel na companhia do casal Harris (simpatizantes dos guerrilheiros). Algum tempo depois Patty foi presa juntamente com alguns membros da ESL, em São Francisco.
Hearst passou por um julgamento, foi sentenciada a 35 anos de prisão, e em uma revisão de sentença, a pena foi reduzida para apenas sete anos. Em1979, o presidente Willian Randolph Hearst livrou a cara da neta do magnata alegando “razões humanitárias”.
********************************************************************
Timothy McVeigh
O Terrorista Timothy McVeigh foi autor de um atentado terrorista ao seu próprio país, causou a morte de 168 compatriotas. Timoty era ex-fuzileiro do exército americano, foi condecorado com as mais altas condecorações por sua participação na Guerra do Golfo. Mas ele tinha o sonho de se tornar um Boina Verde, sonho que nunca realizou, jamais conseguiu passar nos testes para Boina Verde. Ficou revoltado por ter seu sonho frustrado e abandonou o exército.
Algum tempo depois, Timoty quis se manifestar decidiu então explodir um prédio do governo.
O edifício federal Alfred P. Murrah, na cidade de Oklahoma foi o escolhido para a ação terrorista. No dia 19 de abril de 1995 Timoty colocou um carro recheado de explosivos no prédio, causando uma grande explosão que resultou em 168 mortos e 850 feridos.
Timoty foi preso, quando julgado foi condenado e recebeu a pena de morte. Ele foi executado com uma injeção letal, morreu às 8h14 do dia 11 de junho de 2001, com 30 testemunhas presentes.
***********************************************************
0 comentários:
Postar um comentário